16.12.08

E toda a gente é contente porque é dia de o ficar


Pensar é escrever com as letras da imaginação. Acto supremo de ser outro estando mais próximo de si.
Talvez quem me escreve os poemas é outro que, de tão diferente de mim, é cada vez mais eu. Talvez, por isso, tenha sido outro a escrever um poema, ainda para mais em inglês, que encontrei nas últimas páginas de um caderno da faculdade e que não me recordo como foi lá parar. E é um poema incomensuravelmente simples e ingénuo que alguma coisa quererá dizer, nem que seja que há alturas em que o melhor era ficar quieto:

I started a poem
And then I saw
That my door was closed.
So I thought I was not a poet.
But in the Christmas’s night
I felt a star shining over me
And then I saw
My mighty heart
landing in the deepest dream.
I'm a poet.

Mas há outros, esses sim, que, de serem tantos, ajudam-nos na medida do possível a sabermos quem somos:

Chove. É dia de Natal

Chove. É dia de Natal.
Lá para o Norte é melhor.
Há a neve que faz mal,
E o frio que ainda é pior.

E toda a gente é contente
Porque é dia de o ficar.
Chove no Natal presente.
Antes isso que nevar.

Pois apesar de ser esse
O Natal da convenção,
Quando o corpo me arrefece
Tenho o frio e Natal não.

Deixo sentir a quem quadra
E o Natal a quem o fez,
Pois se escrevo ainda outra quadra
Fico gelado dos pés.

Fernando Pessoa, 1930



fs

6 comentários:

isabel mendes ferreira disse...

en.quadro.me!


_____________


bom dia.


.


abraço.


.
_______________________(volto)

freespirit disse...

Escrever sonetos à lareira
Aquecendo a mão e a mente.

abraço

Graça Pires disse...

Encontrar um poema esquecido faz-nos voltar ao tempo da inocência...
Desejo um Natal cheio de Amor e de Luz.

isabel mendes ferreira disse...

o gelo.

de.gelo-me.


de natal?


fica o desejo. que seja. muito.


. abraço.

José Pires F. disse...

E porque também já chega o dia de o dizer, um bom Natal para Si e um excelente Novo Ano, extensivo a todos os Seus.
E que inche de boas e novas ideias.

Enorme abraço e obrigado pelo privilégio de O ler.

isabel mendes ferreira disse...

obrigada.

pelos votos.

.