23.11.09

A melodia dos esquissos #7

Muse - Soldier´s Poem



dois dedos de conversa adiada
é a mímica dos incautos,
como tivemos a imposta luxúria
de partir sem a mágoa do regresso?
quisemos tanto o nosso que é de todos
que hoje de pouco valem as genuflexões
e as cartas caligrafadas com saudade.
que assim como nós perdoamos a quem
não nos tendo ofendido
algum pecado terá subvertido
pois andamos com uma bomba na boca
duas facas nas mãos calcificadas
e apregoamos a justiça
num auto-de-fé mediático.
esquecemos a humidade da casa,
as coxas da nossa mulher
e não mais dormimos
no aconchego ancestral e íntimo
da posição fetal
(é o peso da medalha baça no pescoço)
antes o tédio da bandeira
sem cores sem hino
somos as nações desunidas
criando trincheiras nos mapas.
viemos salvar o mundo do apocalipse
destruindo-o a preceito,
ó general sem rosto:
my name is john doe,
tenho guerra nas vísceras
e um avião fretado
para levar me levar no caixão
etiquetado sou um zé-ninguém.
sei de ti ó sem rosto tão pouco
sabes de mim a nulidade
contudo, matei por ti e vi morrer a alvorada,
até deixar o meu país acanhado
e o meu cadáver para a família o chorar.
(é o peso da medalha baça no pescoço)
talvez a minha pátria não chegou a ser minha
nem a liberdade jamais me foi servida
então que o meu corpo não seja revolta póstuma
e do pescoço me seja retirado o ignóbil certificado,
símbolo da minha vida ostracizada aos tiros
como um vaso condutor da ilusão.
fui para ti canhão humano
mina traiçoeira para mitos ulteriores
hoje sei-o pela certa:
que o mundo,
mais que os soldados,
precisa de tradutores,
nem que seja só para te informar,
ó general sem rosto:
je sais que mon coeur est froid.

2 comentários:

Graça Pires disse...

"e apregoamos a justiça
num auto-de-fé mediático.
esquecemos a humidade da casa,
as coxas da nossa mulher..."
Belíssimo!
Um abraço

Anónimo disse...

curiosamente, a querida graça pires citou a parte que a mim também me tocou mais. este é um poema daqueles! beijinhos*

(fixe reencontrar-te, fábio)